sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

8° ENCONTRO 2015 D 25

Salvador Dali

Dia 26/02/2015 - Dia 25

Presentes: Augusto; Bia; Brígida; Léo; Marjorie e Tifane.

Orientação: Lélis andrade.

obs.: A prática pode ser apreciada no álbum de fotos no grupo, aqui optou-se por uma parte teórica.

Tema: Máscara Neutra (A neutralidade)

"O trabalho com máscara neutra vem depois (...), mas é o começo da viagem. A experiência me mostrou que com essa máscara aconteciam coisas fundamentais, o que as tornou o ponto central da minha pedagogia. A máscara  neutra é um objeto particular. É um rosto, dito neutro, em equilíbrio, que propõe a sensação física da calma. Esse objeto colocado no rosto deve servir para que se sinta o estado de neutralidade que precede a ação, um estado de receptividade ao que nos cerca, sem conflito interior (...) Quando o aluno sentir esse estado neutro do início, seu corpo estará disponível, como uma página em branco, na qual poderá inscrever-se a escrita do drama. (...)
A máscara neutra desenvolve essencialmente, a presença do ator no espaço que o envolve. Ela o coloca em estado de descoberta, de abertura, de disponibilidade para receber, permitindo que ele olhe, ouça, sinta, toque coisas elementares no frescor de uma primeira vez. Entra-se na máscara neutra como em um personagem, mas com a diferença de que aqui não há personagem, mas um ser genérico neutro. Um personagem tem conflitos, uma história, um passado, um contexto, paixões. A máscara neutra, ao contrário, está em estado de equilíbrio, de economia de movimentos. Movimenta-se na medida justa, na economia de gestos e de ações. Trabalhar o movimento a partir do neutro fornece pontos de apoio essenciais para a interpretação, que virá depois. (...) E para os que na vida, estão muito em conflito consigo mesmos, com seus próprios corpos, a máscara neutra auxilia-os a encontrar um ponto se apoio onde a respiração é livre. Para todos, a máscara neutra torna-se um referencial.
Sob uma máscara neutra, o rosto do ator desaparece, e percebe-se o corpo mais intensamente. Geralmente se fala com alguém olhando-o no rosto. Com uma máscara neutra, o que se vê é o corpo inteiro do ator. O olhar é a máscara, e o rosto, o corpo! Todos os movimentos se revelam, então de maneira potente. Ao retirar sua máscara, se o ator a utlizou bem, seu rosto está relaxado. Eu poderia não ter visto o que fez, mas o simples fato de observar seu rosto no final permite que eu saiba se realmente usou ou não a máscara. A máscara extraiu dele alguma coisa, despojando-o de um artifício. Está, agora, com um belo rosto, disponível.
Uma vez que essa disponibilidade tenha sido adquirida, a máscara pode ser retirada sem receio de gesticulação ou do gesto explicativo. Com a máscara neutra se termina sem máscara!"

Jacques Lecoq    



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