sexta-feira, 14 de novembro de 2014

REUNIÃO PARA AVALIAÇÃO D15


"Para ser educativa, a arte precisa ser arte e não arte educativa." (Sônia Kramer)

Dia 11/11/2014 - d15

Presentes: Augusto; David; Hugo; Laís; Lorena; Maitê; Marjorie; Marina e Rafaela.
obs.: Reunião de elenco com Lélis e Lisa.

1° TEMA: Avaliação da apresentação.
De maneira geral, todos disseram que parentes e amigos gostaram muito da visualidade das cenas, embora não tenham "entendido" nada. Identificaram o Coelho e o Chapeleiro, mas a história de Alice não foi contada e ela não apareceu.
Discutimos sobre o não entendimento ser algo positivo e não negativo...
A grande maioria do público que temos atualmente é formado pelas linguagens da ficção do cinema e principalmente, da televisão, e,  não acostumados  a propostas de um teatro mais experimental.
Penso que foi estabelecido uma nova relação entre palco e plateia, ou seja, tiramos o espectador da imobilidade contemplativa. Impossível contar Alice de forma convencional. É uma das mais conhecidas do universo literário e qualquer encenação que tente ser totalizante decepcionará.
Nosso desafio: como provocar a plateia para uma leitura não racional, não lógica, mas sensitiva do espetáculo?
Conversamos também sobre a cena contemporânea (novas formas de textos que buscam responder a questões de hoje) e algumas de suas características: o rompimento com a forma linear de contar histórias; colagens; recortes; música e cena conflitante; referências a outras linguagens, etc.
2° TEMA: Documentário da BBC de Londres.
Algumas observações para reflexão:
= Trata-se de uma obra literária em que muitos estudiosos apontam diversas qualidades artísticas e de pesquisa de linguagem para além da literatura de entretenimento feita para crianças;
= A história de Alice já é tão conhecida que pode ser fragmentada, repetida, deslocada, desconstruída, mastigada pelos artistas de toda parte e de toda arte.
3° TEMA: A continuidade em 2015.
Conversamos sobre a disponibilidade de cada um para a dedicação e comprometimento com a CompanhiadeEros no próximo ano.
Todos permanecem, ficando pendentes os destinos de Hugo e Laís (com relação à faculdade).
4° TEMA: Pendências e Propostas.
= Aguardando convite para apresentação no encerramento das atividades da Cultura (a definir);
= Aguardando a definição do período de férias;
= Aguardando resultado do Edital 001/2014;
= Quanto ao encaminhamento do nosso trabalho, dividi em fases, sendo:
1° fase: Pré-expressão = 12 encontros (maio à julho)
2° fase: Abordagem = 14 encontros (agosto à outubro)
3° fase: Pré-expressão = 4 encontros (novembro à dezembro)



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário