domingo, 23 de agosto de 2015

76° ENCONTRO 2015 D76

Benjamin Lacombe

Dia 22/08/2015 - dia 76

Ensaio fotográfico com Luciana Ferreira. 
Esse ensaio têm como objetivos:


  • Comemoração dos 150 anos da 1° edição de "Alice no país das maravilhas".
  • Comemoração dos 125 anos da Brasital.
  • Comemoração dos 5 anos da Companhia de Eros. 

A Brasital

Construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell'Acqua, para abrigar uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil. Em 1919, que até então levava o nome de seu fundador, passou a se chamar Brasital, uma fusão das palavras Brasil e Itália. No conjunto arquitetônico de 9.600 m2 composto por galpões, eram produzidos tecidos de algodão que além de serem comercializados no Brasil, também eram exportados. A indústria chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível no município e nesta fase de prosperidade, ganhou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto onde também era fabricado papel.
Com o passar do tempo, as atividades da indústria foram diminuindo até que em 1970, a Brasital foi fechada definitivamente. No fim dos anos 80, em parceria o governo estadual, a infraestrutura da Brasital S/A, passou a integrar o patrimônio público de São Roque. Em 1989, o local recebeu um novo nome, e passou a se chamar "Centro Educacional e Cultural Brasital".
Durante anos, a Brasital foi sede do departamento de Educação, atualmente, o prédio principal da administração, abriga os departamentos de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico. Os galpões que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas artísticas e profissionalizantes, sala de música e salões de eventos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário